Implementação e melhoria de sistemas de gestão

A permanente evolução dos mercados à escala global, os contínuos desenvolvimentos tecnológicos e o crescente nível de exigência dos clientes suportam a necessidade de sistemas orientados para os processos.

A Castilho & Associados Consultores, Lda. disponibiliza serviços especializados de consultoria de implementação e melhoria em Sistemas de Gestão em diversas áreas de intervenção, nomeadamente:
  • Qualidade
  • Ambiente
  • Segurança e Saúde do Trabalho
  • Responsabilidade Social
  • Segurança da Informação
  • Segurança Alimentar

A implementação ou a melhoria do seu sistema de gestão permitirá uma maior organização da sua empresa e um maior controlo do nível de cumprimento legal, o que se traduzirá naturalmente numa maior satisfação do cliente e restantes partes interessadas.

  • Formação das equipas internas
  • Diagnóstico inicial
  • Planeamento das actividades a desenvolver
  • Acompanhamento intermédio da evolução do sistema
  • Auditoria
Qualidade

Os referenciais ISO 9000 constituem uma referência internacional para a formalização e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

 A Norma ISO 9001 é utilizada por diversas organizações, industriais e de serviços, públicas ou privadas, para assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua tendo ainda em conta todas as partes interessadas.

Um Sistema de Gestão da Qualidade competitivo permite, entre outros aspetos:
  • Satisfazer as expectativas dos clientes
  • Potenciar melhoria contínua das organizações
  • Proporcionar uma maior notoriedade e melhoria da imagem
  • Acesso a mercados e a clientes cada vez mais exigentes
  • Reflexo positivo na conta de exploração.
    Ambiente

    Atualmente as empresas começam a considerar a variável ambiental dentro dos seus processos produtivos. Até agora os danos introduzidos no meio ambiente não eram considerados e o Ambiente era desvalorizado dentro do processo produtivo e do normal funcionamento da organização.

    Assim a Gestão Ambiental proporciona às organizações uma gestão eficiente e eficaz dos seus aspetos ambientais  tendo em linha de conta todos os que são gerados pela organização e ainda os gerados terceiros.

    Adicionalmente proporciona às empresas uma melhor monitorização dos seus Requisitos Legais, contribuindo desta forma para a melhoria não só do desempenho ambiental da própria organização como também da sociedade em geral.
    Segurança e Saúde do Trabalho

    Porque a Segurança e Saúde do Trabalho dos colaboradores é cada vez mais uma preocupação das organizações, a Castilho & Associados Consultores, Lda. disponibiliza apoio técnico na implementação de um sistema SST, apostando na Gestão da Prevenção e dotando as empresas de meios de gestão dos aspectos de Segurança e Saúde do Trabalho de uma forma estruturada seguindo a Norma Portuguesa para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho ou as OSHAS 18001.

    Com a implementação do Sistema de Gestão SST, as organizações melhoram a sua imagem, aumentam a motivação  dos seus colaboradores e reduzem os riscos de acidentes e doenças profissionais.

    Adicionalmente proporciona à empresas um maior controlo dos requisitos legais aplicáveis e uma redução dos custos sociais e económicos, criando na organização uma cultura de Melhoria Contínua.
    Responsabilidade Social

    A Responsabilidade Social é orientada para o incremento da capacidade competitiva de qualquer organização através da garantia voluntária da componente ética do seu processo e ciclo produtivo.


    Com a implementação da Responsabilidade Social, existe uma maior adequação à legislação nacional e o cumprimento dos requisitos previstos na Norma de proibição do trabalho infantil,  trabalho forçado, discriminação e práticas disciplinares envolvendo qualquer tipo de coação garantindo simultaneamente as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, a liberdade de associação, direito à negociação coletiva e o cumprimento do horário de trabalho regulamentado.
    Segurança da Informação

    A Segurança da Informação está relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou organização. Não se aplica apenas a sistemas informáticos; abrange toda a informação crítica de negócio, qualquer que seja o seu suporte (papel, bases de dados, pessoas, etc.).

    Os Sistemas de Gestão de Segurança da Informação têm como principal objetivo garantir a Confidencialidade, a Integridade e a Disponibilidade da toda a informação que tenha valor para uma organização.

    Ao implementarem um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, as organizações obtêm, 
    entre outros, os seguintes benefícios:
    • credibilidade comercial
    • redução de custos de incidentes
    • cumprimento de leis e regulamentos
    • redução do risco de incidentes de segurança
    Segurança Alimentar

    Hoje em dia, as questões relacionadas com a Segurança Alimentar assumem particular relevância devido não só à legislação em vigor mas também, e principalmente, às necessidades cada vez mais exigentes do mercado e dos consumidores.

    A implementação de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar permite às organizações do setor alimentar cumprir o quadro legislativo, tanto nacional como internacional, bem como identificar os potenciais riscos dos seus processos produtivos para a saúde pública, evitando o aparecimento de problemas e aumentando a satisfação dos clientes.

    Por reconhecer a importância da Segurança Alimentar nas organizações do setor alimentar, a Castilho & Associados Consultores, Lda. disponibiliza apoio à implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, baseados nos princípios do HACCP.
    Quer saber mais sobre este serviço ou obter uma proposta? Consulte-nos!