23-09-2015
A ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015 já foram publicadas

A  última versão da ISO 9001 e da ISO 14001, normas emblemáticas da qualidade e ambiente da ISO, acabam de ser publicadas. Isto conclui mais de três anos de trabalho de revisão por especialistas de quase 95 países para atualizar as normas de acordo com as necessidades modernas. 

A ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015 substituem as respetivas edições anteriores e as empresas terão até três anos para transitar os seus sistemas de gestão para a nova versão.
25-02-2016
Foi publicada a versão ISO/DIS 45001

A norma ISO 45001, que vai definir os requisitos de um sistema de gestão da segurança e da saúde do trabalho, está na fase Draft de Norma Internacional (DIS - Draft International Standard). O novo referencial, previsto para finais de 2016, tem como base os requisitos definidos em normas internacionais, como a norma OHSAS 18001 e as Diretrizes da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A ISO 45001 segue a estrutura de alto nível (HLS - High Level Structure) para normas de sistemas de gestão, definida pela ISO - International Standard Organization, permitindo assim uma fácil integração com outros sistemas de gestão, como a ISO 9001 e a ISO 14001.

A ISO/DIS 45001 estará em votação entre Fevereiro e Maio/2016.
27-09-2017
As partes interessadas da Segurança e Saúde no Trabalho discutiram a ISO 45001 no encontro em Melaka

Um rascunho sobre a primeira norma global de segurança e saúde no trabalho, "ISO 45001", foi apresentado e deliberado entre as partes interessadas no Centro de Reabilitação da Organização de Segurança Social Tun Abdul Razak (Socso) durante a semana passada.

O encontro, na sua sexta edição, foi o primeiro na Malásia, onde especialistas de 70 países participantes, incluindo a Malásia, se reuniram entre 18 e 23 de setembro para discutir a ISO 45001, uma norma internacional sobre gestão de riscos de saúde e segurança no trabalho.

O presidente da Comissão de Projetos da Organização Internacional de Normalização (ISO), David Smith, afirmou: "A reunião tem como objetivo desenvolver a norma ISO 45001 que ajudará as organizações a gerir o seu local de trabalho para que pessoas não tenham acidentes nem desenvolvam doenças relacionadas com o trabalho. Nós queremos que esta norma seja adotada por organizações em todo o mundo, para assegurar que os trabalhadores são felizes no trabalho e que quando vão para casa do trabalho, estão na mesma boa condição de saúde que estavam quando foram para o trabalho de manhã.". "Esta norma é sobre o desenvolvimento de uma estrutura de gestão para que haja minimização de danos no trabalho, quer seja sob a forma de doença ou de acidentes", disse numa conferência de imprensa do 6º Encontro ISO PC 283, no passado dia 24 de setembro.

A ISO 45001, que foi proposta em março de 2013, passou por várias etapas em cinco reuniões em Londres, Casablanca, Trinidade, Genebra e Mississauga. O encontro na Malásia, contou com a participação de três especialistas nacionais nomeados pelo Departamento de Normas da Malásia, incluindo o Diretor Geral do Global Institute of Society Management, Maimunah Khalid, o Diretor do Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional de Johor, Saiful Azhar Mohd Said, e o Representante da Instituição dos Engenheiros da Malásia, Hussein Rahmat.

Citando o sucesso dos sistemas de gestão da qualidade ISO 9000, adotados por mais de um milhão de organizações, e dos sistemas de gestão do ambiente ISO 14001, implementados por mais de 750.000 organizações, Smith perspetivou que a adopção da ISO 45001 ultrapasse as duas normas internacionais.

David Smith referiu a importância de uma gestão sistemática da saúde e segurança no trabalho para reduzir mortes e taxas de acidentes nos locais de trabalho, além de criar uma imagem melhor para as organizações e um aumento da produtividade: "Isto inclui liderança e compromisso, competência e envolvimento dos trabalhadores, avaliação de riscos e conformidade legal.".

O gestor do programa técnico da ISO, José Alcorta, disse que a comissão prevê a publicação das normas internacionais em março de 2018. "Se tivermos sucesso na obtenção do final draft e os votos sobre este forem positivos, então será publicada no primeiro trimestre do próximo ano", afirmou.

Enquanto isso, Saiful Azhar espera que a ISO 45001 seja implementada em organizações em toda a Malásia, quando for publicada no próximo ano: "Ao termos um sistema internacional normalizado (ISO 45001), esperamos conseguir baixar as taxas de mortalidade e acidentes na Malásia.".

Sobre o resultado do encontro, Saiful disse que não houve conclusão, mas o draft foi aceite por todos os membros da Comissão de Projeto.